sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Fantasmas

Muitas pessoas não acreditam, mas eu sim. Dependendo de como se defina esta palavra podem existir vários fantasmas. É claro que não estou falando as manifestações físicas de corpos flutuantes que aparecem amedrontando as pessoas, na verdade eu me refiro aos que podem existir dentro de um coração, dentro de uma mente. Essas são as verdadeiras aparições hectoplásmicas que assombram os seres mortais que somos.

Quem por acaso ler isso ou ao menos escutar, deverá estar agora me olhando com aquele pensamento: - Este rapaz e louco! E se me perguntar eu direi talvez, ou quem sabe sim, sou louco! Mais digo também que fatos me tornaram assim ou darei a certeza para a duvida daquele que me olha dizendo q existem tantas fantasmas em minha mente que não consigo mais ter nem sono em minhas noites só. Aguardo ansioso o chegado da manhã em muitas de minhas noites em claro pensando em como posso mudar tudo em minha vida, ou quando conseguirei exorcizar todos meus fantasmas. Certamente deverei fazer em minha mente um recipiente onde aprisionarei todos eles. Será q depois de conseguir tal façanha voltarei a ter o sono dos justos? Mas me pergunto: Haverá realmente o sono dos justos ou será essa uma expressão popular qualquer que tenta simbolizar do qual ainda não vi ninguém ter?

Acredito que tal assombração existe na mente daqueles que ainda não conseguiram achar seu pedaço do céu ou que a dor dentro de seus corações é tão grande que só ele consegue enxergar, pois no rosto esta estampado o sorriso dos momentos em que esta pessoa consegue esquecer toda marca dentro si, toda cicatriz dos ferimentos que foram causados um dia em seu coração.

A vida possui um mar de incertezas tão grandes, que se conseguirmos contar todas que aparecem, descobriremos quantos fantasmas se abrigam em uma mente ou em um coração. Acredito que possam existir tantos que eles conseguem entrar nos dois lugares sem nem sequer serem apresentados. Podemos também tentar classificá-los, porém dar nomes a tais existências fantasmagóricas seriam tantos, que passariam dias, meses, talvez anos dando nomes a essas formações tenebrosas que se escondem em nosso interior .

Tenho um nome que pode simbolizar tudo isso: “medo”. Alguns vão perguntar mais que medo seria esse? Ou por que você tem medo? Na verdade este sentido que traz tantas incertezas esta dentro da maioria das pessoas por não desconhecer o amanhã, desconhecer o que à espera na próxima esquina, no próximo dia ou mês. É o fantasma do medo de confiar, de acreditar, de viver novamente a dor que já se viveu um dia.

Disse uma vez: “os dias de uma pessoa são uma constante charada q só o futuro revela”. É a mais pura verdade; nossos passos que mostram nossos dias, nossos futuro de que temos tanto receio de viver. Essas palavras poderiam até explicar algo, mas não possuem nem a metade de todo conteúdo que abriga o coração de um ser. O interior de alguém pode abrigar tantos segredos que nem mesmo o maior dos filósofos e nem uma junta de psiquiatras podem entender o enigma formador de todos esses sentimentos assoladores da alma.

O que fazer então? Eu digo: “Deixar que a vida indique caminho e trilhar este ate que essa estrada de duvidas se acabe, se houver um fim para ela. Então deixe acontecer e aceite seus fantasmas como seu amigo eterno ate que chegue o fim de sua estrada”.


Eduardo A. hallier do Nascimento

Nenhum comentário: